Rock, atitude e resistência - a História da Banda Rock Fire ...
“Ouçam rock, mas antes de ouvir, viva o rock pra você vai ter uma outra dimensão do que é na verdade o rock in roll”, Kleber Revel.
Rock Fire banda paulistana que está há 16 anos na cena rock tocando o melhor do cover nacional e internacional em bares de rock, aniversários, casamentos e principalmente em eventos de motoclubes. A banda apresenta nos shows um repertório diversificado que vai desde Ramones, Judas Priest, Alice in Chains, The Doors, The Beatles, Queen, RPM, Raimundos, Paralamas e muitos outros. Tocam em diversos motoclubes, tocaram em São Paulo e na Grande SP, região metropolitana, Guarujá, Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos em todas as regiões da Grande SP e principalmente na Capital. Kleber Revel vocalista da banda destaca que estão trabalhando músicas autorais esse ano e a intenção é lançar até final de 2026. A formação Rock Fire é composta por Kleber Revel no vocal, Silas Bastos na guitarra, Hariel Mantovani no contrabaixo e João Carlos na bateria. O próximo show da Rock Fire vai ser agora dia 27/06 no Motoclube no centro de Suzano em São Paulo. O nosso muito obrigado Kleber Revel pela entrevista concedida para o nosso espaço rock. Gostamos muito de conhecer a história da banda e desejamos sucesso sempre na caminhada underground! Let’s Rock in roll, Forever!
Blog Underground Alessandra Paim Jornalista - Estilo Musical
Kleber Revel – nosso
estilo musical são covers variados. A banda foi formada em 2010 por 04 amigos e
nós resolvemos fazer cover variados naquele primeiro momento. Porque os outros
integrantes da banda já tinham algum trabalho paralelo, som autoral e eles
queriam apenas tocar na noite e fazer covers variados pra atender diversos
públicos. Som dos 50s a 2000s até hoje, nacionais e internacionais.
Blog Underground Alessandra Paim Jornalista - Festivais/eventos que a banda já participou
Kleber Revel - tocamos em vários festivais, eventos, eventos de motoclubes, muitos aniversários, casamentos, batizados. Tocamos em qualquer tipo de evento que precisem de uma banda que toca de tudo um pouco e anime a galera. Estamos na luta na noite paulistana, em outras cidades/Estados fazendo o rock in roll sobreviver na cena.
Blog Underground - Alessandra Paim Jornalista – Projetos
Kleber Revel - o
projeto musical da banda desde 2010 era fazer covers variados pra poder tocar
na noite. Nós não tínhamos pretensão de fazer eventos com som autoral. E isso
está mudando nesses 16 anos mudamos a formação da banda e a cara, a
personalidade dos músicos que estavam presentes no projeto. Hoje, sou o Kleber
Revel no vocal, Silas Bastos na guitarrista, João Carlos na bateria e no contrabaixo
Hariel Mantovani. E hoje temos a pretensão de entrar nesse projeto e fazer som
autoral, com uma pegada mais blues, mais jazz e com brasilidades porque a nossa
cara de fazer o som vai ser sempre essa, puxar para o nosso estilo musical
nacional, mesmo.
Blog Underground Alessandra Paim Jornalista
- Qual visão da banda sobre a cena rock hoje?
Kleber Revel - a
nossa proposta sempre foi renovar o rock. Apesar da gente fazer covers a gente
mistura muito. A gente pega uma música e mistura com outra. A nossa ideia é
sempre tocar e trazer o público mais jovem pra ouvir, pra curtir, pra apreciar
o que foi feito e de uma forma mais leve. Tem muita gente mais nova que ainda
vai nos shows, que acompanham os pais. Público de Motoclube geralmente é um
público mais velho, talvez por isso o fato de fazermos cover que atraia mais
esse nicho que a gente toca mais pra motoclubes. Tem muita gente nova, também. Desenvolver
música não é só tocar rock. O rock vai muito além de ser um estilo musical,
ele vai além no sentido da atitude, no sentido do respeito, no sentido de se
posicionar diante do mundo, das adversidades. Rock é estilo de vida. A gente
tem esperança na cena rock, sim. Eu acho que a cena rock tem tudo pra voltar,
só depende de quem realmente faz ali, que está na noite, que está ali no dia a
dia no rock pra mostrar o porquê você está no rock, porque você segue esse
estilo ainda. E a sua verdade pode atrair a verdade das outras pessoas, também.
Blog Underground Alessandra Paim Jornalista
- Qual a proposta da banda ROCK FIRE?
Kleber Revel – desde
2010 a nossa intenção foi sempre fazer covers variados pra poder entrar em todo
tipo de casa de shows, eventos e festas particulares. Antes o nosso nicho era muito
mais voltado pro grunge, nas primeiras formações os integrantes tinham a mesma
faixa etária e isso foi mudando conforme foram mudando alguns músicos da
formação. A nossa proposta é sempre levar o nosso melhor pra onde a gente
estiver e sempre o rock de qualidade para as pessoas.
Blog Underground Alessandra Paim Jornalista – Repertório
Kleber Revel – nosso
repertório é variado. A gente toca dos 50s até sons mais atuais. A gente está
sempre ouvindo músicas e sempre misturando músicas, rock nacional
principalmente 80s e 90s. A nossa ideia é sempre fazer uma mistura das músicas.
Blog Underground Alessandra Paim Jornalista
- Receptividade do público
Kleber Revel - a receptividade
sempre muito boa, como fazemos um repertório com muita variedade de música, ver
aquela galera curtindo o nosso show é sensacional. A nossa ideia de buscar o
autoral nunca foi buscar público, seria coisa de músico, a ideia é fazer
autoral e colocar no meio dos covers.
Blog Underground Alessandra Paim Jornalista - O que esperar do
underground daqui 10 anos?
Kleber Revel - o
underground vai estar sempre vivo, ele pulsa, a gente não sabe o estilo rock, a
nossa luta é fazer com que o rock volte a voga, que os jovens voltem a consumir
o rock de repente não como no 70s, 80s, 90s aqui no Brasil, mas de uma forma
mais positiva e de uma forma um pouco mais contundente. O underground
sobrevive, é muito forte e o underground não é um estilo e sim estilo de vida e
quem faz com que o underground sobreviva são as pessoas no dia a dia. A gente
nunca pode desistir dos nossos sonhos, a gente tem que continuar lutando sempre
pra fazer com que as coisas andam da forma que a gente quer e quem trabalha vê
resultado. O underground daqui 10 anos vai estar firme e forte sendo underground.
Blog Underground Alessandra Paim Jornalista - Um momento que
marcou a banda
Kleber Revel – alguns
momentos marcaram a banda. Uma viagem a gente fez em Pouso Alegre o carro parou
no meio da estrada, era a noite, passamos perrengues (... risos...) mas chegamos
lá, fizemos o show no centro de Pouso Alegre no República Pub e foi top. Cada
show é único, cada show é exclusivo a gente faz voltado pra quem está no lugar,
na hora. A gente guarda um pouquinho de cada show, cada momento que se tornam
marcantes pra nós.
Blog Underground Alessandra Paim Jornalista - Trabalho autoral
Kleber Revel – estamos
trabalhando o som autoral esse ano. E a ideia é seguir a linha de escrever coisas
do nosso cotidiano, nossas verdades e colocar musicalidade em tudo. Rock com muita
guitarra, bateria, baixo, tocando muito. O trabalho autoral da gente está aflorando,
vamos trabalhar nisso...
Blog Underground Alessandra Paim Jornalista – ROCK FIRE
precisa melhorar ...
Kleber Revel – a gente
precisa melhorar todos os dias em tudo. A gente precisa trabalhar sempre, ninguém
é perfeito. Como banda cover fica um pouco mais limitada a gente não tem muita
pretensão com relação de mexer em músicas que já são de artistas consagrados.
Mas de repente uma melhor comunicação entre a banda e o público. Sempre
equipamento melhores, tanto na parte física e mental, a tendência é sempre a
gente correr atrás de fazer o melhor.
MENSAGEM
Sou Kleber Revel, vocalista há 16 anos da banda Rock Fire.
Tenho 32 anos tocando na noite covers e autorais. E a mensagem que eu deixo
principalmente para os mais jovens, ouçam rock, mas antes de ouvir, viva o rock,
entenda ele porque entendendo o que realmente você está curtindo e você vai ter
uma outra dimensão do que é na verdade o rock in roll. Para os mais velhos sigam
ouvindo rock in roll porque a gente sabe que é a melhor coisa que existe nesse
mundo. E a cena underground ela vai estar sempre aí trazendo novas bandas,
trazendo musicalidade pra gente. Não podemos desistir nunca de fazer o som que
a gente quer o que é a nossa verdade e correr atrás dos nossos sonhos e isso é
importante demais. Forte abraço a todos! Agradecimentos à Alessandra Paim e Marcelo Borges, à equipe do Blog, muito obrigado pela oportunidade! Em nome de Hariel
Mantovani ,contrabaixista, Silas Bastos, guitarrista, João Carlos, baterista, Kleber Revel, vocalista muito obrigado de coração! Nós somos Rock Fire!
MÍDIAS
INSTAGRAM
FACEBOOK
BANDA ROCK FIRE
YOTUBE
https://www.youtube.com/@bandaRockFireofc
![]() |
| Exclusiva do Blog |
