Como o Tears for Fears explodiu com “Songs from the Big Chair”
Infâncias traumáticas, terapia primal e a união do rock com sintetizadores geraram um dos sucessos mais emblemáticos da década de 1980
Terapia primal
Roland Orzabal e Curt Smith se conheceram aos 13 anos na cidade de Bath, no Reino Unido. Ambos tiveram infâncias difíceis: foram vítimas de abuso físico e negligência por parte de seus pais de classe trabalhadora. À procura de uma saída desse ciclo, os dois mergulharam na música e começaram uma série de bandas.A mais bem-sucedida foi Graduate, um quinteto inspirado em Elvis Costello que chegou a lançar um single chamado “Elvis Should Play Ska” (1980). O compacto não fez sucesso no Reino Unido, mas atingiu o top 10 na Espanha. Ainda assim, o desconforto das turnês aliado às disfunções normais de uma banda com cinco pessoas fizeram Orzabal e Smith abandonarem o projeto um ano depois.
A dupla nessa época já via as limitações do rock tradicional. Eles estavam escutando bastante os trabalhos mais experimentais de Peter Gabriel, David Bowie e Talking Heads, que expandiram as fronteiras do que era possível na música pop. Além disso, eram completamente devotos aos ensinamentos de Arthur Janov.Para quem não conhece Arthur Janov, ele é o pioneiro de um tratamento chamado terapia primal. Trata-se de uma técnica na qual pacientes repetidamente confrontam e experimentam novamente seus traumas de infância para poder superá-los.
*Fonte: https://igormiranda.com.br
Mascote do blog Ozzynho
Criação Marcelo Borges
Adoro 🎸🎼
ResponderEliminarShow 🎼😎
ResponderEliminar