Curiosidades Do Rock 25_02_25

 

Como o Tears for Fears explodiu com “Songs from the Big Chair”

Infâncias traumáticas, terapia primal e a união do rock com sintetizadores geraram um dos sucessos mais emblemáticos da década de 1980



*Imagem https://www.gq.com/story/tears-for-fears-interview-the-tipping-point


Para quem nasceu ou cresceu do final dos anos 1980 para cá, é impossível imaginar um mundo sem a música do Tears for Fears. Os singles mais populares do grupo são inescapáveis no rádio até hoje. São parte inexorável da cultura popular.

Entretanto, é difícil acreditar que, em dado momento, eles eram artistas sem muita confiança da gravadora. Eram vistos como esquisitos, mais preocupados com difundir princípios de terapia primal do que fazer música pop de acordo com os gostos dos executivos.Ainda assim, eles trilharam seu próprio caminho. Fizeram músicas desesperadas para um mundo à beira do colapso — e se conectaram ao público por isso. Essa é a história.

Terapia primal

Roland Orzabal e Curt Smith se conheceram aos 13 anos na cidade de Bath, no Reino Unido. Ambos tiveram infâncias difíceis: foram vítimas de abuso físico e negligência por parte de seus pais de classe trabalhadora. À procura de uma saída desse ciclo, os dois mergulharam na música e começaram uma série de bandas.A mais bem-sucedida foi Graduate, um quinteto inspirado em Elvis Costello que chegou a lançar um single chamado “Elvis Should Play Ska” (1980). O compacto não fez sucesso no Reino Unido, mas atingiu o top 10 na Espanha. Ainda assim, o desconforto das turnês aliado às disfunções normais de uma banda com cinco pessoas fizeram Orzabal e Smith abandonarem o projeto um ano depois.

A dupla nessa época já via as limitações do rock tradicional. Eles estavam escutando bastante os trabalhos mais experimentais de Peter GabrielDavid Bowie e Talking Heads, que expandiram as fronteiras do que era possível na música pop. Além disso, eram completamente devotos aos ensinamentos de Arthur Janov.Para quem não conhece Arthur Janov, ele é o pioneiro de um tratamento chamado terapia primal. Trata-se de uma técnica na qual pacientes repetidamente confrontam e experimentam novamente seus traumas de infância para poder superá-los.

TEARS FOR FEARS

*Fonte: https://igormiranda.com.br



Mascote do blog Ozzynho

Criação Marcelo Borges




Comentários

Enviar um comentário